Faculdade de Enfermagem UERJ

Boulevard 28 de setembro, 157

7º andar - Vila Isabel - Rio de Janeiro

ENFERMAGEM CLÍNICA

UERJ

Tel: (21) 2868-8236 ramal 212

enfermagemclinicauerj@gmail.com

  • Facebook - Enfermagem Clínica UERJ
  • Instagram - Enfermagem Clínica UERJ
Curso de Especialização em Enfermagem Clínica
Com habilitação para implantar Cateter Central de Inserção Periférica (PICC)

Observações:

 

- Aulas presenciais aos sábados, de 8 às 17 horas na Faculdade de Enfermagem da UERJ;

 

- Estágio Supervisionado e Visitas Técnicas durante a semana (segunda à sexta-feira) à combinar.

Coordenação:
Coordenação Geral:
Prof.ª Dr.ª Ellen Márcia Peres
Docente da Faculdade de Enfermagem da UERJ, desde 1984 e Coordenadora do Curso de Especialização em Enfermagem Clínica dessa instituição. Doutora em Política, Planejamento e Administração em Saúde e Especialista em Saúde do Adolescente. Possui muita experiência clínica e na gestão de serviços de saúde e educação. 
Coordenação Adjunta:
Prof.ª Ms. Ariane da Silva Pires
Docente da Faculdade de Enfermagem da UERJ e coordenadora adjunta do Curso de Especialização em Enfermagem Clínica e do Laboratório de Habilidades e Simulação Realística dessa instituição. Mestre em Enfermagem e Especialista em Estomaterapia, possui grande experiência clínica e acadêmica na prevenção e no tratamento de lesões de pele. 
Coordenação Pedagógica:
Prof. Ms. Eugenio Fuentes Pérez Júnior
Docente da Faculdade de Enfermagem da UERJ e do Curso de Especialização em Enfermagem Clínica dessa instituição. Mestre em Enfermagem e Especialista em Gestão Hospitalar, possui grande experiência clínica na assistência de enfermagem a pacientes críticos e na gestão de serviços de enfermagem hospitalar. 

O curso de Especialização em Enfermagem Clínica, aprovado pela Deliberação 52/2015 do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CSEPE) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), é uma oportunidade de formação profissional pós-graduada orientada pela metodologia do raciocínio clínico, no contexto do pensamento crítico, com vistas a contribuir para o alcance da meta da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE).

 

Sua estrutura acadêmica é constituída por sete (7) disciplinas estruturantes, das quais emergem seis (6) módulos especiais (Atualização Profissional). Integralizado em 12 meses letivos, sua carga horária de 495 horas são distribuídas em aulas: teóricas (presenciais, sendo uma disciplina na modalidade EAD) e práticas em laboratório de simulação realística; visitas técnicas, e ensino clínico em unidades do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Ao final do Curso, cumpridas as exigências do mesmo, a(o) Enfermeira(o) receberá o título de Especialista em Enfermagem Clínica, e seis Certificados de Atualização Profissional*.

Disciplinas:

PROPEDÊUTICA, RACIOCÍNIO CLÍNICO e SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA EM ENFERMAGEM (SAE)


EMENTA: O raciocínio clínico no estudo dos fundamentos e das técnicas instrumentais, no exame físico geral e por sistemas, assim como na sistematização da assistência de enfermagem (SAE). Reflexão sobre a aplicabilidade das teorias de enfermagem na prática clínica.

POLÍTICAS PÚBLICAS, PROGRAMAS DE SAÚDE E LEGISLAÇÕES DE INTERESSE DA ENFERMAGEM CLÍNICA

  
EMENTA: As Políticas Públicas em Saúde como referência para formulação e estruturação das práticas de Enfermagem Clínica, no contexto do ensino-serviço, da investigação, e da gestão. A Clínica Ampliada. Legislação em Saúde e de Enfermagem: compreensão e aplicação.

 

FARMACOLOGIA APLICADA À ENFERMAGEM CLÍNICA


EMENTA: Farmacocinética e farmacodinâmica das drogas, e suas preparações farmacológicas. Classes medicamentosas: indicações, contraindicações, efeitos adversos, interações e vias administração e correlação destes elementos com o aprazamento. 

ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO
 

EMENTA: Caracterização de um artigo científico. Descrição dos elementos constituintes de um artigo científico: introdução, suporte teórico, métodos, resultados, discussão, conclusão e referências. Elaboração e produção de um artigo científico.

SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM CLÍNICA I   
 

EMENTA: Epidemiologia, etiologia, fisiopatologia, diagnóstico e tratamento de afecções/distúrbios/patologias mais frequentes na prática clínica. O cuidado e a sistematização da assistência de enfermagem no âmbito de tais afecções/distúrbios/patologias.

SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM CLÍNICA II


EMENTA: Estudo dos distúrbios clínicos mais frequentes no contexto da Saúde do Adolescente, do Adulto e do Idoso, e o desenvolvimento da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) para pessoas desse público alvo acometidas por tais afecções/distúrbios/patologias.

ENSINO CLÍNICO: ESTÁGIO SUPERVISIONADO


EMENTA: Aplicação dos conhecimentos e desenvolvimento de habilidades e competências da prática profissional de enfermagem no nível individual e coletivo, no âmbito hospitalar, ambulatorial e/ou domiciliar, considerando o perfil epidemiológico e o quadro sanitário do país.
 

MÓDULOS ESPECIAIS: Cursos de Atualização Profissional

Habilitação para Implantar Cateter Central de

Inserção

Periférica

Carga Horária: 32 horas

Exame

Físico aplicado

em Enfermagem

Clínica**

Carga Horária: 32 horas

Farmacologia

aplicada à

Enfermagem

Clínica

Carga Horária: 56 horas

Confecção e Formatação de Trabalhos Científicos em Enfermagem

Clínica**

Carga Horária: 24 horas

Manejo Clínico para Prevenção e Tratamento

de Lesões

de Pele**

Carga Horária: 24 horas

Interpretação e Aplicabilidade dos Achados de Exames Laboratoriais

e de Imagem**

Carga Horária: 08 horas

**Oferecidos também para graduandos de Enfermagem